Resolvendo problemas de acentuação no MySQL

 

 
Antes de importar os dados para a sua base MySQL, defina um collation padrão. No Brasil o Latin1 é o mais utilizado, então o CHARSET (codificação de caracteres) padrão é o Latin1 e o COLLATE (collation) padrão é o latin1_general_ci. Scripts externos podem utilizar UTF8 e geralmente é por causa da diferença de codificação entre Latin1 e UTF8 que ocorrem erros de acentuação.


A seguir estão alguns exemplos para definir um collation padrão para a sua base de dados:

 
                                                                ou

 

 

CHARSET e COLLATE são coisas distintas, no MySQL, cada CHARSET possui COLLATEs, cada um com sua particularidade. O intuito deste Wiki não é explicar as características de cada um deles, pois pode ser visto na documentação do MySQL, mas daremos um pequeno descritivo entre latin1_general_ci, latin1_general_cs e latin1_swedish_ci.

 

  • latin1_general_ci: Não há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Buscando por “teste”, registros como “Teste” ou “TESTE” serão retornados.

 

  • latin1_general_cs: Distingue letras maiúsculas e minúsculas. Buscando por “teste” somente retornará “teste”. Opções como “Teste” e “TESTE” não serão retornadas.

 

  • latin1_swedish_ci: Não distingue letras minúsculas e maiúsculas e nem caracteres acentuados e com cedilha, ou seja, o registro que contém a palavra “Intuição” será retornado quando houver uma procura pela palavra “intúicao”.

 

Quando você estiver exportando os dados da sua base de dados de origem, certifique-se de estar especificando a codificação corretamente. No phpMyAdmin há um menu DropDown próximo às opções de compactação ‘nenhum’, ‘zip’, ‘gzip’ e ‘bzip’ que normalmente está selecionada a opção ‘utf-8’. Mantenha este se sua base estiver com este CHARSET, do contrário, especifique ‘iso-8859-1’ caso ela esteja com o CHARSET Latin1.Faça o mesmo durante a importação. Ao enviar o arquivo, o menu DropDown estará como ‘utf-8’, se o CHARSET da base for ‘Latin1’ escolha o ‘iso-8859-1’.

  • 1 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Criando Banco de Dados no cPanel

  O MySQL é um dos sistemas de banco de dados mais utilizados no mundo, quase todos os sistemas...

Acessando meu Banco de Dados Remotamente

Acesse seu cPanel   Vá na janela Banco de dados, em seguida MySQL Remoto   Nesta...